Profissionais de saúde e de reabilitação profissional, pessoas com doença oncológica e empregadores debatem os desafios do cancro e trabalho
Será a 28 de fevereiro, a partir das 14h15 , no auditório do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, com transmissão online.
O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia irá promover, a 28 de fevereiro, entre as 14h15 e as 16h45, o evento “Cancro e Trabalho – uma relação a explorar”. Este visa dar a conhecer os desafios que as pessoas com doença oncológica enfrentam na vida pessoal e profissional, possibilitar a partilha de perspetivas entre estas e os empregadores e dar a conhecer os serviços que o CRPG presta neste âmbito.
De inscrição prévia gratuita e com transmissão online de acesso livre, contará com a presença de peritos nesta área do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, do Centro Hospitalar Universitário de São João e da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, para além de pessoas com doença oncológica e uma entidade empregadora.
“Após a doença oncológica, muitas pessoas experienciam dificuldades em voltar ao trabalho, e algumas têm mesmo de mudar de profissão”, revela o diretor do CRPG, Jerónimo Sousa, um dos oradores do evento. “Para possibilitar a reintegração profissional bem-sucedida, são necessárias respostas especializadas para apoiar a reconstrução do projeto de vida profissional e viabilizar o retorno ao trabalho, em articulação com as entidades empregadoras.” O CRPG lançou recentemente uma nova resposta dirigida a pessoas com doença oncológica. As intervenções de reabilitação profissional mais intensivas apoiaram mais de 70 pessoas com doença oncológica.

Diretor do CRPG
Mais de 50% dos diagnósticos de cancro ocorrem em idade ativa
Em 2020, 169 550 pessoas tinham doença oncológica (prevalência a 5 anos) e 1 em cada 4 pessoas tinha risco de desenvolver cancro antes dos 75 anos (dados da Globocan).
Em 2017, a Liga Portuguesa Contra o Cancro estimava existirem 500 mil sobreviventes.
Dos novos casos de cancro diagnosticados em 2019, mais de metade afetaram pessoas entre os 20 e os 69 anos, segundo dados do Registo Oncológico Nacional.

Impactos da doença podem afetar a vida profissional
A doença oncológica e os seus tratamentos podem originar diferentes impactos, como alterações da imagem corporal, do sono, da mobilidade e da intimidade, dificuldades de atenção e memória, ansiedade, depressão, fadiga e dor.
Após período de ausência do mercado de trabalho, devido a tratamentos médicos e restrições físico-funcionais, a pessoa com doença oncológica pode passar por um novo desafio – a reintegração profissional. As restrições físicas, cognitivas, psicológicas e emocionais que se podem manter após conclusão dos tratamentos podem afetar a capacidade de trabalho. Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, “… a maioria dos sobreviventes enfrenta um risco de desemprego 1,4 vezes superior da população em geral”. Estudos internacionais indicam que, apesar de um elevado número de pessoas pretender voltar ao trabalho após doença oncológica, as taxas de retorno estão ainda aquém do desejável. A participação em programas de reabilitação multidisciplinares tem sido associada a taxas de retorno ao trabalho mais elevadas.
Mais informação sobre os impactos da doença oncológica em https://crpg.pt/doenca-oncologica-e-os-seus-impactos-na-vida-ativa-e-profissional/
Serviços de apoio à reintegração profissional
O CRPG disponibiliza um serviço dirigido às pessoas com doença oncológica, em idade ativa, com vista à sua ativação psicossocial, recuperação de competências e mediação com as entidades empregadoras. Quando as pessoas têm de mudar de atividade profissional, o CRPG disponibiliza formação para a reconversão profissional. A intervenção inicia-se com a avaliação da funcionalidade e dos potenciais de reabilitação, onde é elaborado o plano individual de reabilitação e reintegração. A reintegração profissional é acompanhada para assegurar que é bem-sucedida.
Fátima Sousa, cliente do CRPG, é uma das oradoras do evento. Sobre a sua participação na ação de Recuperação de Competências após Doença Oncológica, do CRPG, refere “Praticar mindfulness, trabalhar a ansiedade, trabalhar as emoções, é tudo importante para o percurso. É um auxílio para os meus planos, para voltar a ser ativa e seguir com a minha vida em frente”. Este e outros testemunhos de clientes do CRPG estão disponíveis em https://www.youtube.com/channel/UCEHBXwEinM9ORQnKd640Uyw

É possível saber mais sobre a intervenção do CRPG na reabilitação e reintegração profissional de pessoas após doença oncológica na ligação seguinte: https://crpg.pt/recuperacao-de-competencias-apos-doenca-oncologica-artigo/
Sobre o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia
O CRPG é uma estrutura especializada na área da reabilitação e reintegração profissional de pessoas com deficiências e incapacidades, nomeadamente das adquiridas, que decorrem de doenças ou acidentes. Em 2022, apoiou mais de 2 335 pessoas em serviços diversos, como de reabilitação, qualificação, apoio ao emprego e prescrição de produtos de apoio.
Com 30 anos de experiência, tem ao serviço mais de 100 colaboradores de diferentes áreas (formadores, técnicos de emprego, psicólogos, terapeutas, etc.). Integra a rede de centros de gestão participada do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.
O CRPG é membro da Vocational Rehabilitation Association-UK, uma instituição que promove a colaboração entre organizações que prestam serviços de reabilitação e retorno ao trabalho após incapacidade adquirida na sequência de doenças e acidentes.
Em 2022, o CRPG obteve o reconhecimento “Committed to Excellence” 3 Star, da EFQM, cujo Modelo de Excelência é utilizado por mais de 30 000 organizações na Europa.

13 de fevereiro de 2023
📄 Nota de imprensa em pdf
📥 Transferir as imagens desta nota de imprensa:
– Jerónimo Sousa – Diretor do CRPG. Transferir
– Gráfico 5 tipos de cancro mais frequentes. Transferir
– Fátima Sousa – Cliente do CRPG. Transferir
– Instalações do CRPG. Transferir