OBJETIVOS
- Conceptualizar um modelo de gestão da qualidade para o sistema de reabilitação profissional de pessoas com deficiência
- Facilitar e apoiar as organizações de reabilitação no alcance de resultados orientados para os beneficiários, em sintonia com as metas definidas pelo nível político e/ou regulador, e complementando e reforçando os sistemas de avaliação e de regulação vigentes, incluindo:
- construir um referencial conceptual e metodológico estruturado e comum, baseado numa abordagem de identificação e de avaliação do desempenho organizacional que facilite a medição do progresso de forma contínua constituindo-se como um instrumento de gestão das intervenções por parte dos diversos atores
- promover o desenvolvimento da qualidade das intervenções e dos serviços prestados, apoiando a melhoria contínua dos mesmos
- regular e orientar o funcionamento do sistema de reabilitação
- monitorizar o desempenho do sistema e apoiar a respetiva gestão
- otimizar a utilização dos recursos, promovendo a eficácia e a eficiência
RESULTADOS
Relatório “Modelo de gestão da qualidade do sistema de reabilitação profissional de pessoas com deficiência”
Guia de apoio às organizações
Manual do auditor
Manual do técnico de acompanhamento
Sistema de auditoria da qualidade – formulário de autoavaliação
Seminário
Workshop
PERÍODO DE EXECUÇÃO
2004 – 2005
ENTIDADE COORDENADORA
- IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
GRUPO DE ACOMPANHAMENTO
- ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal
- APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral
- APS – Associação Portuguesa de Surdos
- FENACERCI – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social
- FORMEM – Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência
- HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental
APOIO
Programa Operacional de Assistência Técnica ao QCA III – Eixo FSE