A 26 de outubro realizou-se, no Palácio da Bolsa, a assinatura do protocolo de colaboração da RUNPORTO com o CRPG, integrado na conferência de imprensa da 19ª EDP Maratona do Porto.

Esta parceria surge da necessidade de mobilizar a sociedade para uma nova atitude, mais dinâmica e proativa em relação à causa do retorno ao trabalho de pessoas com incapacidades adquiridas, na sequência de doenças e acidentes.
Neste seguimento e sabendo que o desporto tem sido um aliado da transformação social, o CRPG lançou o primeiro movimento nacional pelo retorno ao trabalho na área das incapacidades. Terá dinâmicas de divulgação associadas à prática do desporto e atividades que contribuem para o bem-estar.
Primeiro movimento nacional pelo retorno ao trabalho: Move-te
O seu lançamento foi realizado no auditório do CRPG pela Diretora do CRPG, Mónica Salazar, que apresentou a iniciativa e a imagem do Move-te.
Esteve presente neste lançamento o Diretor Geral da RUNPORTO, Jorge Teixeira, que apresentou a empresa e as provas desportivas que organiza, tendo ainda partilhado que, assim que conheceu o CRPG, “houve aqui uma empatia enorme não só entre as pessoas como entre a causa”.



Para uma conversa inspiradora, as sessões de lançamento do Move-te, destinadas a clientes e colaboradores do Centro, contaram com a presença de Márcia e Sara Araújo, atletas de alto rendimento da modalidade de atletismo adaptado, e do seu treinador Emanuel. Representam atualmente o SCBraga, são conhecidas como as guerreiras e entre as suas ilustres conquistas destaca-se a medalha de bronze no campeonato da europa de paratlestismo na Polónia em 2021.
A iniciativa ‘Move-te’ tem como objetivo dar visibilidade à promoção desta causa social, retorno ao trabalho, utilizando a prática desportiva como ferramenta facilitadora e promotora. A sua primeira dinâmica terá lugar na Fun Race da Maratona do Porto 2023, já no próximo dia 5 de novembro.