Retorno ao trabalho de pessoas com lesão cerebral adquirida e doença oncológica

Novos serviços CRPG

No âmbito dos serviços de reabilitação e reintegração na vida ativa e profissional, o CRPG desenvolveu novas respostas para pessoas com lesão cerebral adquirida e com doença oncológica. Dirigem-se a pessoas com alterações na funcionalidade de grau moderado, visando um mais rápido/ bem-sucedido retorno ao trabalho ou a reconversão profissional.

Sabe-se que o impacto da lesão cerebral adquirida (resultante de Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Crânio-Encefálico, infeção ou tumor), mesmo que em grau moderado, pode-se fazer sentir nos vários domínios do funcionamento humano. São frequentes as queixas de esquecimento, dificuldade em concentrar-se, impulsividade ou apatia, sentimentos de ansiedade, frustração, tristeza, receio ou insegurança face ao futuro.

Tal como na lesão cerebral adquirida, após doença oncológica, as pessoas podem vivenciar várias alterações a nível físico, cognitivo, familiar, social, psicológico e profissional. Os impactos podem ser múltiplos e variar em função do tipo de cancro e de pessoa para pessoa. Dificuldades de atenção, memória e planeamento das atividades do dia a dia, ansiedade, receio de agravamento da doença ou recidiva e dúvidas sobre a vida profissional são algumas das preocupações manifestadas.

Estas alterações, decorrentes da lesão cerebral ou da doença oncológica, são frequentemente incapacitantes para o retorno à atividade profissional, carecendo de uma resposta que é, à data, inexistente noutros contextos de reabilitação e reintegração socioprofissional. É por este motivo que o CRPG lança agora estas duas respostas de reabilitação holística focada no funcionamento cognitivo, emocional e comportamental:

  • Retorno ao trabalho após lesão cerebral adquirida
  • Retorno ao trabalho após doença oncológica


Ambas são destinadas a pessoas em idade ativa, desempregadas ou empregadas, e que experienciem limitações significativas num ou vários domínios da vida, necessitando de apoio especializado no âmbito da reabilitação profissional.

Nas duas respostas, a intervenção é efetuada em grupo, beneficiando da partilha entre pessoas que estão a passar pelas mesmas experiências, e complementada por um acompanhamento individual efetuado pelo gestor de caso de cada pessoa.

Estas respostas são implementadas por equipa multidisciplinar, composta por formadores com competências nas áreas da psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Ocorrem em regime presencial, nas instalações do CRPG, com a duração de 150 horas (2 meses aproximadamente), a tempo parcial.

Estas novas respostas reforçam a intervenção do CRPG dirigida a pessoas com deficiências e incapacidades decorrentes de doenças e acidentes, que conta já com programas de intervenção mais intensivos há vários anos, dirigidos a pessoas que necessitam de uma intervenção mais longa (aproximadamente 5 meses) e intensiva (diária).

Informação mais detalhada sobre estes serviços:

Retorno ao trabalho após lesão cerebral adquirida

Artigo Reabilitação neuropsicológica de pessoas com lesão cerebral adquirida para a vida ativa e profissional – Intervenções

Folheto informativo

Retorno ao trabalho após doença oncológica

Artigo Retorno ao trabalho após doença oncológica – Intervenção de reabilitação profissional

Folheto informativo