Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no CRPG

O reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), desenvolvido por Centros Qualifica, consiste no processo através do qual o adulto demonstra competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida, levando ao reconhecimento das competências e promovendo a construção de projetos pessoais e profissionais.

Maria Alice realizou a sua inscrição no Centro Qualifica para aumentar a sua escolaridade e assim concretizar dois objetivos:

  • a nível pessoal – aumentar a autoestima e ao mesmo tempo ser um exemplo para as suas filhas, mostrando que nunca é tarde para concretizar sonhos;
  • a nível profissional – atingir novas oportunidades de emprego que até aqui não eram possíveis. Atualmente está a candidatar-se a um concurso público na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para uma vaga de assistente operacional nas escolas deste município.

Nas palavras da Alice:

“Ao longo do processo, a minha vontade de aprender mais e melhorar os meus conhecimentos e competências, foi um desabrochar de sentimentos e atitudes. Inicialmente muito tímida e com algum receio de arriscar, mas como a vontade era maior, esforcei-me por evoluir e termino completamente confiante e pronta a arriscar!”

Esta evolução reflete-se na sua apresentação ao Júri de Certificação, onde escolheu fazê-lo de uma forma dinâmica e interativa, apresentando materiais e artigos produzidos por si na área da costura.

David Silva chega ao CRPG porque reconheceu no processo RVCC a oportunidade de aumentar as suas qualificações.

A conclusão do 12º ano irá permitir investir na sua formação, acedendo a novas formações e ficando cada vez mais próximo do seu sonho de ser formador na área da manutenção de equipamentos informáticos (eletrónicos) e de ter o seu próprio negócio.

Nas palavras do David, durante o processo teve oportunidade de aprender e descobrir coisas novas, considerando o apoio dos formadores, da técnica de RVCC e dos colegas, fundamental para o sucesso deste processo.

Recorrendo aos seus conhecimentos desenvolvidos de forma autodidata, apresentou ao júri de certificação uma apresentação multimédia intitulada “Trilhando o Conhecimento: Uma Vida de Aprendizado e Projetos Futuros”