Contributos para a empregabilidade de adultos com diversidade funcional
Reunindo instituições de nove países europeus, o projeto Train the competent, iniciado, no CRPG, em novembro de 2019, prossegue dois objetivos centrais:
- Contribuir para a empregabilidade de adultos com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades, proporcionando-lhes um contexto formal dedicado ao desenvolvimento de competências para que possam atuar como coformadores.
- Capacitar adultos com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidade para apoiarem os seus pares a prepararem-se para o acesso ao mercado de trabalho.
Face ao atual contexto pandémico, o trabalho em rede tem decorrido online, onde para além da gestão do projeto é também promovida a partilha de informação sobre os serviços e apoios prestados por cada entidade.
Decorrente deste trabalho, foi desenvolvido, durante 2020, o currículo de formação destinado aos futuros formadores, composto pelos seguintes módulos:
- Conhecimento acerca da deficiência/ diversidade funcional
- Autoconhecimento
- Gestão das emoções
- Promoção da autonomia e vida independente
- Comunicação
- Formação de formadores
O CRPG foi responsável pelo desenvolvimento do módulo 2 sobre “Autoconhecimento”, em estreita parceria com os parceiros PUZW (Polónia) e Tolerance (Hungria). Contribuímos igualmente para o desenvolvimento do módulo “Gestão das emoções”.
Nos dois primeiros meses de 2021, realizou-se a experiência-piloto dos módulos, através da sua implementação no seio da parceria, que serviu também o propósito de capacitar todos os parceiros para dinamizarem depois o currículo integralmente.
A próxima etapa do projeto será a formação de formadores.