A Direção-Geral de Recursos Humanos da Defesa Nacional apresentou, no dia 22 de janeiro, o projeto “Memórias da Guerra Colonial”, uma iniciativa dedicada ao registo, preservação e divulgação de testemunhos de deficientes militares que participaram na Guerra Colonial.
O projeto surge no âmbito do Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares (PADM), coordenado pelo CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, e resulta de uma parceria com o Programa Memória para Todos® da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, envolvendo ainda a colaboração de várias entidades académicas e o apoio da Fundação Aga Khan e da Fundação “la Caixa”.
A apresentação ficou a cargo do Coordenador do PADM, Dr. Jerónimo Sousa, e da Coordenadora científica do Programa Memória para Todos, Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Rollo, que sublinharam a importância histórica e social da recolha e preservação destes testemunhos na primeira pessoa.

O novo repositório digital, agora disponível no Portal do Programa “Memória para Todos” e acessível através do portal do Ministério da Defesa Nacional, reúne entrevistas, documentos, fotografias e objetos históricos cedidos pelos entrevistados. O objetivo é garantir que estas memórias ficam acessíveis às gerações presentes e futuras, contribuindo para a reflexão pública sobre a guerra e sobre os seus impactos humanos.
A cerimónia foi presidida pelo Diretor-Geral de Recursos Humanos da Defesa Nacional, Major-General Rui Matos Tendeiro, contando também com a presença do Presidente da Comissão Portuguesa da História Militar, Major-General João Vieira Borges, do Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, e do Presidente da Direção Nacional da ADFA, António Pereira Neves, entre outros convidados.