Organização e participação no Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia

O Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia é um encontro científico que surgiu com o objetivo de promover o desenvolvimento da Neuropsicologia em países de língua espanhola e portuguesa e acolhe profissionais de saúde envolvidos na avaliação, diagnóstico e intervenção em pessoas com alterações neuropsicológicas, resultantes de lesão cerebral, neuropatologias ou outras condições clínicas. As edições anteriores tiveram lugar em Bilbao (2016), Almeria (2018), Cali (2019), e a edição de 2021 prevista para os EUA – Miami, decorreu integralmente on-line por força da pandemia totalizando mais de 5000 inscrições de profissionais e estudantes provenientes de 28 países.

2023 foi o ano de Portugal acolher este congresso.

A 5.ª edição do Congresso Iberoamericano de Neuropsicologia realizou-se entre 21 e 23 de setembro, no Centro de Congressos do Super Bock Arena, no Porto, contando ainda com transmissão on-line. Foi organizado pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia (SPNPsy), com a parceria local do CRPG e da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS-P.Porto). Associado a este Congresso, ocorreu também a 4.ª edição do Simpósio Internacional de Neuropsicologia e Reabilitação, organizado anteriormente pelo CRPG, em parceria com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e a ESS-P.Porto.

O Congresso contou com a participação de figuras eminentes a nível internacional na área da Neuropsicologia e das Neurociências, com comunicações sobre diferentes temas da atualidade da Neuropsicologia e Reabilitação e totalizou a presença de 28 países diferentes da América Latina, Europa, Africa do Sul e Estados Unidos.

No total, os participantes tiveram acesso a:

  • 4 workshops pré-congresso;
  • 90 posters científicos;
  • 7 comunicações principais;
  • 110 comunicações orais organizadas em simpósios temáticos: desde a avaliação das funções mentais passando pela intervenção de diferentes quadros clínicos (epilepsia, demências; acidente vascular cerebral, trauma cranioencefálico).

Para além da organização, o CRPG participou ativamente na apresentação de comunicações, enquanto coautor. A capacidade para, depois de uma lesão cerebral adquirida, compreender estímulos emocionais, reconhecer expressões faciais das diferentes emoções e seu impacto na tomada de decisão foram os principais temas abordados.

O livro de resumos está disponível online