Com o intuito de responder às pessoas com deficiências e incapacidades que preferem funções profissionais de caráter mais prático, e dado que são áreas profissionais em que o mercado de trabalho apresenta procura, o CRPG alargou a sua oferta formativa e lançou um curso de formação numa nova área – Profissional de apoio – manutenção, limpeza e jardins.
Este curso tem uma duração de 2 500 horas, sendo que 1 200 dessas horas são de Formação Prática em Contexto de Trabalho, para facilitar a transferência e consolidação das aprendizagens em entidades empregadoras e promover a integração profissional dos cidadãos.
Com a frequência deste curso, as pessoas que o frequentam estarão capacitadas para apoiarem a realização de atividades como as seguintes, com diferentes graus de autonomia:
- limpeza de quartos e áreas comuns em estabelecimentos hoteleiros,
- tratamento de roupas,
- arranjos florais e cuidado básico de plantas,
- verificação do funcionamento dos equipamentos e sinalização de avarias e arranjos simples,
- limpeza de arruamentos e relvados,
- rega, sementeira e plantação de espécies ornamentais,
- descarga de mercadorias,
- registo e etiquetagem de mercadorias,
- reparações simples em equipamentos e instalações.


Terão ainda desenvolvido competências pessoais e socioprofissionais de caráter transversal, bastante valorizadas pelo mercado de trabalho.
Este referencial de formação inclui ainda um enfoque particular no desenvolvimento das competências de literacia digital, que cada vez mais se constituem como fator crítico para a cidadania ativa e inclusão socioprofissional.
Na continuidade da aposta nestes percursos, especificamente desenhados para pessoas que necessitam de apoios especializados e de maior personalização dos conteúdos e estratégias de aprendizagem, o CRPG irá lançar uma nova resposta na área dos cuidados pessoais – a ação de formação Profissional de apoio e cuidados pessoais.