O novo plano de formação do CRPG para os empregadores portugueses se tornarem mais inclusivos apresenta novidades no ano de 2025, com diversas modalidades que se adequam a diferentes necessidades.
Ao longo do primeiro semestre de 2025, iniciando-se já em fevereiro, os empregadores têm ao seu dispor novas ações de formação, da responsabilidade do CRPG – Centro de Reabilitação Profissional, podendo assim desenvolver conhecimentos e competências para uma gestão mais inclusiva dos trabalhadores, tendo em conta a sua inevitável diversidade em termos de deficiências e incapacidades.
A ação inspetiva da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho tem-se centrado também no cumprimento das quotas de emprego para pessoas com deficiência, o que veio reforçar a absoluta necessidade de alinhamento por parte das empresas com os requisitos legais desta natureza. Não obstante, incluir os novos trabalhadores vai muito além de os contratar.
Por outro lado, como as doenças e acidentes fazem parte da condição humana, as organizações de trabalho têm muito a ganhar ao preparem-se melhor para gerir as incapacidades dos seus trabalhadores.

Segundo as estatísticas mais recentes, 54% das horas não trabalhadas durante o ano de 2022 tiveram como motivo uma doença ou acidente (GEP, MTSSS). No mesmo ano, 21% da população empregada refere ter uma limitação na realização de atividades devido a problemas de saúde (INE).
A incapacidade, seja visível ou invisível, manifesta ou latente, resulta da interação entre as limitações decorrentes de uma condição de saúde e as exigências da função profissional e do respetivo posto de trabalho, afetando assim os níveis de produtividade. A boa notícia é que esta incapacidade pode ser minorada ou até mesmo eliminada com a intervenção adequada do empregador.
É nesse sentido que o CRPG desenvolve ações de formação no domínio da gestão inclusiva de incapacidades, permitindo aos empregadores implementar processos específicos dirigidos a novos e a atuais trabalhadores.
A formação abrange temas como:
- a criação de uma cultura inclusiva na organização,
- o quadro legal aplicável no nosso país,
- os processos de manutenção em funções, acompanhamento do absentismo e promoção do retorno,
- a constituição de um modelo único de recrutamento e seleção que seja inclusivo,
- e as etapas de implementação estratégica da referida gestão.
Em 2025 é possível optar por diferentes modalidades: ciclo temático em horário laboral, formação certificada em horário pós-laboral, ou formação à medida de cada organização.
Será também possível aprofundar alguns tópicos específicos, como sejam as acessibilidades, as adaptações razoáveis, ou mesmo a interação e comunicação inclusiva.
Outro meio de capacitar toda a organização para responder aos desafios da diversidade, equidade e inclusão são as ações de consciencialização dirigidas a todos os trabalhadores, qualquer que seja o seu papel na empresa, ações essas que continuarão a ser realizadas pelo CRPG.
Todas estas ações são desenvolvidas a título gratuito, numa ótica de serviço público.

Diretora do CRPG
Mónica Salazar, diretora do CRPG, ressalta que “a elevada adesão dos empregadores a estas ações de formação, que já abrangeram mais de 570 profissionais e 210 entidades, demonstra que esta é uma necessidade percebida pelas próprias organizações de trabalho”. “Investimento nas suas pessoas e na melhoria das suas condições de trabalho, retenção de talentos, promoção do clima organizacional e cumprimento de requisitos legais” são apontados por Mónica Salazar como alguns dos principais motivos para o investimento dos empregadores na adoção de práticas de gestão inclusiva de incapacidades.
Mais informação em www.crpg.pt/empregadores/formacao-empregadores
Sobre o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional
O CRPG é um centro de gestão participada do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. Tem mais de 30 anos de experiência a reintegrar pessoas com deficiências e incapacidades no mercado de trabalho e a trabalhar diretamente com empregadores, desde logo ao nível do recrutamento e acompanhamento após contratação.
Em 2022, o CRPG obteve o reconhecimento “Committed to Excellence” 3 Star, da EFQM, cujo Modelo de Excelência é utilizado por mais de 30 000 organizações na Europa.
06 de fevereiro de 2025
📄 Nota de imprensa em pdf
📥 Transferir as imagens desta nota de imprensa:
– Banner Formação para empregadores | Gestão inclusiva das incapacidades. Transferir
– Mónica Salazar – Diretora do CRPG. Transferir