Integração profissional de André Santos

Partilhamos o testemunho de André Santos, 27 anos, cliente CRPG, integrado na PRIO, para conhecer a sua perspetiva deste processo de reconversão e reintegração profissional.

O André recorreu ao CRPG após um acidente de carro, que provocou algumas limitações físicas e sequente atribuição de incapacidade.

Como refere André

“… limitações essas que não me permitem efetuar tarefas que impliquem esforço físico, como pegar em pesos, nem fazer o trabalho que fazia antes do acidente.

Em 2017, comecei a fazer a minha reabilitação física no Centro de Medicina de Reabilitação do Centro – Rovisco Pais (Tocha), mas como tinha só o 6.º ano de escolaridade, aconselharam-me e deram-me a conhecer o CRPG – Centro de Reabilitação Profissional Gaia.“

Numa visita da técnica do CRPG

“… ao Centro Rovisco Pais, para falar com várias pessoas, foi-nos explicado o que era o CRPG, o que faziam, qual era o objetivo do Centro e os cursos que tinham disponíveis na altura… Desde logo fiquei interessado! Queria aumentar a minha escolaridade, para conseguir ter mais portas abertas no mercado de trabalho.“

O apoio do CRPG ao André começou pela construção do seu plano individual, elaborado com base nas suas necessidades, potenciais e expectativas. Para a construção desse plano contribuíram o André, a sua gestora de caso e a médica fisiatra.

“Em outubro de 2017, comecei a tirar o curso de Assistente Administrativo/a, com dupla certificação, para conclusão do 9.º ano e certificação profissional.“

Durante o curso, André frequentou também fisioterapia no CRPG e, para viabilizar as deslocações diárias, contou com transporte adaptado. Para além do investimento nas competências escolares e profissionais, teve ainda a oportunidade de realizar Atividade Física Adaptada, de promover competências de pensamento crítico e de integrar a delegação portuguesa do projeto europeu “The Future You(th) Want”, sobre a participação ativa dos jovens com deficiências e incapacidades no desenho das políticas europeias.

Cerca de um ano e dois meses após ter iniciado o curso, e depois de uma breve experiência noutra entidade, o técnico de emprego do CRPG propôs a André que frequentasse a sua formação prática em contexto de trabalho (“estágio”) na PRIO, na área dos recursos humanos – formação.

“Correu muito bem e aprendi muitas coisas novas. Surgiu assim a oportunidade de fazer um Estágio de Inserção na PRIO, de 1 ano, promovido pelo IEFP, IP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP na área da Contabilidade.

Terminado esse estágio, a PRIO deu-me a oportunidade de integrar uma medida nacional, também promovida pelo IEFP, IP, que se chama “Emprego Apoiado em Mercado Aberto”. Está ainda a decorrer e a correr bem.“

Pelas palavras do André, e pelo testemunho da PRIO, conclui-se que esta está a ser uma parceria vencedora para ambas as partes.

… a PRIO foi o melhor sítio onde podia ter feito os estágios. Sempre me apoiaram, ajudaram, preocuparam-se em adaptar as tarefas à minha condição, tendo em conta a minha lesão.

Mesmo tendo algumas dificuldades em algumas coisas, sempre acreditaram em mim, sempre me acompanharam e me deram várias oportunidades, o que agradeço todos os dias.

Espero poder fazer parte da família PRIO durante muitos anos, aprender cada vez mais e ajudar a empresa a crescer cada dia mais.