História de vida – José Pereira

José Pereira tem 76 anos de idade e é natural de Santa Eulália, concelho de Vizela. Cumpriu o serviço militar em Portugal e mais tarde foi destacado para a Guiné. Aqui permaneceu menos de um ano, pois viu a sua missão interrompida quando foi apanhado numa emboscada, onde sofreu graves ferimentos, ao ser atingido com sete tiros. Ficou hospitalizado durante três meses em estado de saúde grave e posteriormente transferido para o Hospital da Estrela.

Após a sua recuperação, retomou a sua atividade profissional como estampador de tecidos na mesma fábrica que deixara há uns anos. Mais tarde, começou a namorar com Fátima Guimarães, sua madrinha de guerra e futura mulher. Estão casados há 52 anos e têm dois filhos, com quem mantêm relação de grande proximidade.

Aos 50 anos de idade, José Pereira começou a sentir os primeiros sinais de uma doença neurodegenerativa, o que levou a sua esposa a procurar apoio especializado.

Atualmente, José Pereira encontra-se totalmente dependente de terceiros para a realização das suas atividades de vida diária. A sua companheira de vida assume o papel de principal cuidadora, enfrentando desafios físicos e emocionais, deixando muitas vezes a sua saúde e bem-estar de lado. Os sentimentos de preocupação e ansiedade fazem parte do seu dia-a-dia, no entanto, Fátima Guimarães refere: “é com amor e dedicação que cuido do meu marido, não aceito o recurso a uma institucionalização”.

Após sinalização ao PADM, foi disponibilizado apoio psicológico, bem como informação/orientação para requisição dos apoios existentes, no âmbito da segurança social e no âmbito militar.

“Um trabalho exemplar. Convosco, sinto-me apoiada e com mais coragem para lidar com esta situação”, refere a esposa.