Novo percurso de formação em alternância – competências pessoais e sociais
Ao longo dos vários anos de articulação do CRPG com o mercado de trabalho, os empregadores têm sistematicamente mencionado a relevância das competências pessoais e sociais dos seus colaboradores. Particularmente em funções profissionais menos exigentes em termos de qualificação de entrada, é frequente referirem que, no contexto das entidades, será fácil ensinar um novo colaborador a usar uma determinada máquina ou ferramenta, mas que é muito mais complexo promover competências de relacionamento interpessoal, estilos de comunicação adequados, como exemplos de competências que valorizam.
Por parte das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades que o CRPG apoia, verificou-se também o interesse por respostas formativas muito orientadas para o mercado de trabalho, que permitam uma forte articulação com as entidades empregadoras, que preparem as pessoas para atividades profissionais mais transversais, sem exigência de qualificação específica.
De modo a responder a estas duas necessidades convergentes, o CRPG desenvolveu o referencial de formação FORTE – Formação, Trabalho e Emprego que:
- visa a promoção de competências pessoais e sociais, incluindo competências digitais;
- aposta na transferência direta dessas competências para o mercado de trabalho, em duas etapas de Formação Prática em Contexto de Trabalho (vulgo “estágio”) em entidades empregadoras;
- capacita para o desempenho de funções profissionais de apoio a outros profissionais, que não exijam conhecimentos técnicos especializados;
- tem duração de 1 200 horas (das quais 800 horas são de Formação Prática em Contexto de Trabalho);
- confere certificado de formação.
É um percurso de formação individualizado, a iniciar em novembro de 2020, dirigido a pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades que, pelo seu perfil de funcionalidade, veem condicionado o acesso a formações qualificantes.

Com esta alternância pretende-se apoiar, de modo mais consistente e sistemático, a transferência das competências desenvolvidas durante a fase de formação em Centro para os contextos reais de trabalho, podendo ainda intervir de modo intensivo e com o contributo dos pares na resolução de problemas ou no desenvolvimento de competências que venham a ser identificados, em contexto real, como áreas de melhoria.
Para mais informações, contacte-nos através do endereço de email clientes@crpg.pt.
