Formação de formadores sobre deficiências e incapacidades – Iniciada ação-piloto da revisão do referencial de formação

A 19 de abril foi iniciada a primeira ação-piloto do referencial de formação pedagógica contínua “Deficiências e incapacidades – gerir a diversidade em contexto de aprendizagem”. Nesta ação estão a participar formadores provenientes de Serviços de Formação Profissional do IEFP, IP, de entidades reabilitação profissional e profissionais independentes.

No acolhimento aos participantes na ação, estiveram presentes o Dr. João Lourenço e a Dra. Maria João Neves, do Centro Nacional de Qualificação de Formadores (CNQF) e o Dr. Jerónimo de Sousa, Diretor do CRPG.

Esta ação-piloto enquadra-se no trabalho de revisão do referencial de formação “O/A formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade”, elaborado pelo CRPG em 2009.

O referencial destina-se a formadores e outros agentes formativos, intervenientes nos processos de qualificação dos cidadãos com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Visa capacitar profissionais para intervirem na qualificação deste público, promovendo a sua inclusão profissional.

A revisão do referencial em curso é coordenada pelo CNQF e executada pelo CRPG. Tem como objetivos:

  • atualizar e expandir os conteúdos abordados, com base nos desenvolvimentos técnico-científicos, entretanto ocorridos;
  • adaptar as estratégias e recursos de dinamização das aprendizagens propostos aos atuais modelos andragógicos;
  • incluir estratégias associadas à digitalização das aprendizagens, bem como aos diferentes regimes que os percursos de aprendizagem podem assumir (presencial, a distância, misto);
  • adequar a sua estrutura ao atual regime da formação e certificação de competências pedagógicas dos formadores (Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio).

Está prevista a realização de uma segunda ação-piloto, a ocorrer em Lisboa.

sala de aula composta por formandos numa ação de formação