A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, condecorou esta segunda-feira o Dr. Jerónimo Sousa com a Medalha da Defesa Nacional – 1.ª classe, enquanto reconhecimento do seu significativo contributo para a eficácia, prestígio e cumprimento da missão desse Ministério.
Na Portaria que acompanha a medalha, é destacado o reconhecimento pela “forma extraordinariamente dedicada, competente e distinta” com que tem vindo a desempenhar a função de diretor do CRPG.
Particularmente no âmbito do seu trabalho em prol dos Deficientes Militares, são salientados o espírito de missão, a elevada capacidade para gerar consensos, a apurada visão estratégica e os sólidos conhecimentos técnico-profissionais, postos em prática ao longo dos últimos 30 anos, num vasto conjunto de trabalhos, projetos e iniciativas “que visaram a dignificação do universo de antigos combatentes e deficientes militares”. É ainda destacado o papel do Dr. Jerónimo Sousa no Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares, coordenado pelo Centro.
Dirigindo-se aos civis e militares homenageados, Helena Carreiras manifestou o seu apreço pelo compromisso de serviço público que estes manifestaram, referindo-os como “exemplos a seguir”.
Na sua reação a esta condecoração, o Dr. Jerónimo Sousa salientou que este reconhecimento é, acima de tudo, “uma manifestação de atenção e apreço por aqueles que deram o melhor de si ao serviço da Pátria, os deficientes militares, a quem a Nação e Sua Excelência a Ministra da Defesa Nacional tem vindo a dedicar uma especial atenção e cuidado”.
A cerimónia de condecoração decorreu no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional e contou também com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, e de representantes dos chefes militares.

Armando Romão / Ministério da Defesa Nacional
CRPG