A 10 de outubro, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde Mental que pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmitificar algumas das crenças associadas às mesmas.
Sandra Almeida, cliente do CRPG, deixou-nos um testemunho onde admite
“…achava que sozinha conseguia superar a minha ansiedade” e ao fim de algum tempo “…o meu corpo se queixou, o balde encheu, todas as estratégias que tinha usado até lá já não funcionavam”.
A frequentar a ação Recuperação e Atualização de Competências – Doenças e Acidentes afirma “…todos os dias há desafios, mas é mais fácil superar porque temos muito apoio, muita ajuda…”
Sublinha-se a necessidade de reconhecer os sinais deste tipo de doenças e de procurar ajuda especializada. É importante redobrar esforços para proteger e melhorar a saúde mental e sob o lema “Fazer da saúde mental e do bem-estar uma prioridade global”, a Organização Mundial de Saúde está a mobilizar a população para apoiar o tema da saúde mental e sensibilizar para a importância do acesso generalizado aos cuidados de saúde mental.