Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas

O Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) celebra-se, anualmente, a 27 de junho, com o objetivo de evidenciar a importância dos pequenos negócios nas economias locais e global.

As Nações Unidas reforçam que essas empresas “são a espinha dorsal da maioria das economias e são responsáveis por oportunidades de geração de emprego em todo o mundo” *.

Neste seguimento, as MPME têm também um papel fundamental para promover o crescimento do emprego de pessoas com deficiências e incapacidades.  A diversidade e a igualdade de oportunidades, nomeadamente no acesso ao emprego, estão na ordem do dia e, nesse sentido, as empresas têm de se adaptar a fim de garantir um recrutamento inclusivo. A importância é incontornável e existem diversas vantagens tanto para empresas como para candidatos.

O CRPG trabalha todos os dias com o objetivo de tornar a sociedade cada vez mais inclusiva, que valoriza o contributo e a dignidade das pessoas com diversidade funcional, promovendo contextos de trabalho inclusivos, mobilizando o contributo das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades.

Promover contextos de trabalho inclusivo é facilitado quando empresas como o LINK Cowork and Business têm estes valores nas suas orientações estratégicas. O LINK CB é parceiro do CRPG, está sediado em Viana do Castelo e integrou uma no âmbito do estágio de inserção na área de marketing e publicidade.

Acerca desta integração, Dr.ª Ivone Cruz, CEO e Cofundadora do LINK CB, salienta que “a disponibilidade em aprender assim como a competência no desempenho das atividades previstas, têm contribuído em muito para que o processo supere as expectativas.”

Afirma ainda que “excluir alguém pela sua condição física é descartar a possibilidade de integrar um profissional com competências tão, ou mais válidas, que um seu par que não tenha qualquer limitação visível ou identificada.”

Sobre o LINK Cowork and Business

O CB nasce em 2016 como o maior espaço profissional colaborativo do Distrito de Viana do Castelo. Alberga, de momento, entre freelancers e microempresas nacionais e estrangeiras, cerca de 40 atividades profissionais de áreas muito distintas. Desde o retalho à cibersegurança ou programação, passando pelo webdesign até às atividades relacionadas com alterações climáticas. Sediado em pleno centro urbano de Viana do Castelo, promove dinâmicas profissionais que potenciem o aparecimento de novas sinergias e projetos.

*Fonte: https://news.un.org/pt/story/2019/06/1678101