No âmbito de uma candidatura à medida de emprego apoiado em mercado aberto, o Centro de Emprego da Covilhã, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP, solicitou ao CRPG uma avaliação da capacidade de trabalho de um jovem refugiado sírio, com surdez profunda.
Tratava-se de um jovem com o 3º ano de escolaridade que foi acolhido com a sua família, pais e 4 irmãos, na Universidade da Beira Interior, com o intuito de frequentar um programa de acolhimento e integração de 18 meses, protocolado com o Alto Comissariado para as Migrações.
O pai encontra-se empregado na empresa de Gestão de Resíduos do Fundão para a qual este jovem pretende ser contratado. Irá desempenhar funções de Operador de triagem de resíduos, tendo o CRPG trabalhado conjuntamente com a empresa e com o Centro de Emprego no propósito de viabilizar o seu desempenho profissional. A comunicação entre a empresa e o jovem foi mediada pela intérprete de Língua Gestual do CRPG recorrendo aos gestos internacionais.
O Centro de Emprego da Covilhã manifestou interesse na continuidade da colaboração do CRPG no processo de desenvolvimento do jovem, e em particular no apoio à empresa, estando prevista a mobilização do programa de acompanhamento pós-colocação.
Atualmente encontra-se a frequentar aulas de Língua Gestual Portuguesa, feliz e motivado, referindo que tem encontrado no nosso país as oportunidades para poder dar continuidade ao seu projeto de vida.
