CRPG participa na reunião de dirigentes da Delegação Regional do Centro do IEFP

No dia 18 de abril, realizou-se uma reunião de dirigentes da Delegação Regional do Centro do IEFP, IP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, convocada pelo Delegado Regional, António Alberto Costa, com a presença de Diretores dos Centros de Emprego e dos Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP.

O CRPG foi convidado para participar em parte dessa reunião, abordando questões do âmbito da reabilitação profissional, apresentando os serviços que o CRPG presta e a sua estratégia para o futuro, bem como para abordar a questão do sistema de quotas para pessoas com deficiências e incapacidades. Estiveram presentes Mónica Salazar, Presidente do Conselho de Administração, e Jerónimo Sousa, Diretor do CRPG.

Mereceu destaque a colaboração existente com os Centros da Delegação Regional do Centro, o número de cidadãos apoiados, residentes na área geográfica de influência dessa Delegação, bem como os diversos serviços prestados: pareceres especializados, elaboração de planos de reabilitação e reintegração, ações de reabilitação para a vida ativa, orientação para a qualificação e o emprego, ações de formação e qualificação, acesso, manutenção e retoma do emprego, entre outros.

O sistema de quotas e a colaboração na formação contínua de técnicos dos Centros da Delegação Regional que interagem com pessoas com deficiências e incapacidades foram desafios que se equacionaram para o futuro imediato.

Com o foco no futuro, foi apresentada a progressiva focalização do CRPG na implementação de respostas especializadas a pessoas que adquirem incapacidades decorrentes de doenças e acidentes e que necessitam de apoio na sua reabilitação e reintegração profissional. Foi também apresentado o novo serviço de apoio técnico a entidades empregadoras, que visa prestar informação e apoiar à sua capacitação em termos de gestão inclusiva das incapacidades. No contexto dessa reunião, foi reiterada a disponibilidade do CRPG para colaborar ativamente com o IEFP na missão de apoiar cidadãos com deficiências e incapacidades e entidades empregadoras.