CRPG parceiro no programa “educação financeira – uma necessidade especial

O CRPG reforça o investimento da promoção da literacia financeira junto das pessoas com deficiências e incapacidades através da colaboração com o Programa “Educação Financeira – Uma Necessidade Especial”.

Como refere a Fundação,

“Educação financeira – uma necessidade especial” é um projeto de inclusão e formação financeira que visa a capacitação de pessoas com défice cognitivo. É também um projeto de inclusão social que se baseia numa metodologia que valoriza ações promotoras da igualdade de oportunidades, capacitando as pessoas com défice cognitivo a adquirir competências para gerir os seus recursos financeiros, promovendo a sua autonomia através de conhecimento e de mudança de atitudes e comportamentos face ao uso do dinheiro e, desta forma, contribuir diretamente para a melhoria do seu nível de vida e das suas famílias.”

Este projeto visa promover a literacia financeira junto das pessoas com défice cognitivo. Nele participam várias instituições, através de trabalho colaborativo, na implementação, desenvolvimento e monitorização de competências na área da literacia financeira, utilizando os materiais pedagógicos desenvolvidos pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Nesta parceria, o CRPG compromete-se a desenvolver competências de literacia financeira junto de 42 beneficiários, no âmbito dos curricula de formação profissional, abordando temas como: o conhecimento do dinheiro, a necessidade de elaborar um orçamento, a necessidade de saber comprar, a compreensão de que a poupança é uma mais-valia.

O desenvolvimento de atividades relacionadas com a aquisição de competências na área da literacia financeira tem sido uma preocupação do CRPG, pelo que esses temas têm sido introduzidos nos curricula de formação e motivado a colaboração internacional.

O CRPG tem promovido várias ações de formação contínua especificamente focadas no tema da literacia financeira e gestão orçamental.