CRPG desenvolve programa de reabilitação profissional para pessoas com experiência de doença mental

No dia 9 de fevereiro, iniciou a ação “Sentido – Recuperação e Atualização de Competências para Pessoas com Experiência de Doença Mental”. Esta ação, que ocorre em grupo, integra o programa de reabilitação profissional do CRPG, que começa por uma fase de conhecimento e co-construção do plano individual e se prolonga até à efetiva reintegração profissional. 

As pessoas que vivenciam doenças mentais podem enfrentar desafios como dificuldades na concentração e na tomada de decisões, iniciativa reduzida, exaustão extrema, isolamento social e sentimentos de incompreensão. 

Este programa foi desenvolvido pelo CRPG e contou com contributos de pessoas com experiência de doença mental, familiares e peritos nesta área. Visa promover um sentido positivo na vida, capacitando as pessoas para gerirem sintomas e obstáculos, implementarem estratégias contra o estigma, desenvolverem habilidades para uma melhor adaptação profissional e retornam ao trabalho. 

Contando com uma equipa multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, terapia ocupacional, empregabilidade, artes, jardinagem e horticultura, este programa pretende contribuir para um desafio crescente na sociedade portuguesa.

⇒ Conheça a ação Sentido aqui