Arranque da ação de formação inicial profissional de apoio geral

A 3 de outubro teve início a primeira edição da ação de formação inicial Profissional de Apoio Geral no CRPG.

Anteriormente designada como Formação, Trabalho e Emprego – FORTE, esta ação é fruto de uma revisão desse referencial de formação, desenvolvido pelo CRPG, após um exercício de análise dos resultados e impactos da ação-piloto FORTE, contributos do IEFP, IP e a leitura das tendências e necessidades do mercado de trabalho.

Esta ação de formação tem como principal enfoque o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais, relevantes para o desempenho de atividades de apoio geral prestado a outros profissionais. Com o desenvolvimento destas competências, pretende-se assim promover a inclusão ativa das pessoas com deficiências e incapacidades com potencial para a integração na vida ativa e profissional, cujo perfil de funcionalidade não permita aceder a percursos de dupla qualificação.

Esta ação de formação decorre em duas fases:
– Formação em Centro: 700 horas
– Formação Prática em Contexto de Trabalho: 700 horas

Para conhecer o processo e os resultados da edição experimental do percurso de aprendizagem focado no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, aceda ao artigo do CRPG “Competências pessoais e sociais – um motor de inclusão profissional”.