Quase 150 clientes e 100 colaboradores participaram no projeto, demonstrando elevada satisfação. O autoconhecimento e a motivação para se colocarem ao serviços dos outros e das suas comunidades são dois dos principais impactos reconhecidos pelos participantes.
No dia 18 de fevereiro, foram apresentados os resultados de ano e meio de implementação do projeto “Academia de Líderes Ubuntu no CRPG”:
- 144 clientes do Centro participaram em semanas Ubuntu;
- 97 colaboradores participaram na Academia de Liderança Colaborativa ou em Semanas Ubuntu;
- 28 colaboradores frequentaram a formação de animadores de Semanas Ubuntu;
- Lançado o Clube Ubuntu:
- 1 workshop Vidas Ubuntu com 12 clientes;
- Coleção CRPG no Museu Ubuntu Gaia, com clientes e colaboradores.
Este projeto visa a adaptação da metodologia e dos materiais Ubuntu às pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Por isso, foi implementado protocolo de avaliação de resultados e impactos, através de questionários e, no caso dos clientes, instrumentos de avaliação psicométrica validados para a população portuguesa.
COLABORADORES
Os colaboradores demonstraram elevada satisfação com a Semana Ubuntu (9,5 em escala de 1 a 10), fazendo com que todos a recomendassem a outras pessoas (9,9). Consideram que contribuiu para o seu autoconhecimento e para o serviço aos outros de modo muito significativo (9,3 em ambos), dois dos pilares do método Ubuntu.
O que aprendi esta semana… Ir até à outra margem, mesmo que haja risco e incerteza. Comprovei que tudo é impossível até que seja feito. Que o trabalho em equipa é fundamental. (…) Que a escuta ativa facilita a construção de pontes, que a empatia melhora o serviço. Todos, tal como as pontes, podemos ser o ‘alicerce’ na vida de alguém. Podemos fazer a diferença (…) Todos podemos servir.
CLIENTES
Em termos de avaliação da satisfação, os resultados apurados junto dos clientes são idênticos aos relatados pelos colaboradores. Demonstraram elevada satisfação com as Semanas Ubuntu implementadas (9,6 em escala de 1 a 10), declarando de modo muito taxativo que a recomendariam a outras pessoas (9,5). Consideram ter contribuído bastante para o seu autoconhecimento (9,3) e para se colocarem ao serviço dos outros e da comunidade (9,3). Ainda que com um resultado muito satisfatório, é a ao nível da autoconfiança que os clientes sentem ter havido menor impacto (8,9).
A comparação entre as respostas dadas pelos clientes 15 dias antes e 15 dias depois de participarem na Semana Ubuntu evidencia que, depois de frequentarem a Semana Ubuntu, os clientes se percecionam como:
- mais autoconfiantes;
- com maior autoconhecimento;
- mais resilientes;
- mais empáticos;
- com mais vontade de se colocarem ao serviço do outro;
- mais tolerantes e capazes de perdoarem e de resolver conflitos;
- com mais competências pessoais e sociais (soft skills e empreendedorismo);
- mais realizados;
- com mais esperança.
Estes resultados estão alinhados com os resultados obtidos através dos instrumentos psicométricos, que indiciam ter havido:
- aumento da empatia cognitiva;
- aumento da flexibilidade em interações sociais, da capacidade para criar novas amizades, para se sentirem à vontade em ambientes sociais e para usarem, de modo positivo, o humor;
- maior confiança nas suas próprias capacidades, autoeficácia e expectativas realistas;
- maior perceção do sentido de vida.
O que aprendi esta semana… Conhecer a mim própria, as minhas capacidades. Perceber do que sou capaz. Nunca desistir! Mesmo que o ritmo seja lento, chegarei onde quero. Um novo eu; Podemos sempre evoluir, tornando-nos melhores pessoas. Nada é impossível. Todos, tal como as pontes, podemos ser o ‘alicerce’ na vida de alguém. Podemos fazer a diferença (…) Todos podemos servir.
⇒ Conheça mais sobre o projeto Academia de Líderes Ubuntu no CRPG.