Um exemplo da intervenção do Plano
O Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares – PADM atingiu o milhar nos deficientes militares apoiados.
O militar mil a ser apoiado é um exemplo paradigmático da intervenção do PADM: a viver numa aldeia, atualmente sozinho, sem saber ler nem escrever, sem conseguir realizar tarefas básicas da rotina diária, com necessidade de cuidados essenciais urgentes.
Sinalizada a situação, os técnicos do PADM, com a ajuda de uma vizinha, conseguiram obter mais informações e perceber melhor algumas das necessidades deste deficiente militar. Com recurso à comunidade e em articulação com entidades e instituições locais, o senhor passou a ter as refeições no seu domicílio, o tratamento de roupa e higiene habitacional. Terá ainda quem lhe leve os medicamentos, as compras e realize o pagamento de serviços, como a água e luz.
Importa realçar a importância destas sinergias e do envolvimento comprometido da comunidade e de várias entidades para a resolução dos problemas dos deficientes militares e seus cuidadores. Após o risco de solidão e de isolamento, o senhor sente agora que não está sozinho.
Sobre o PADM
O PADM, cuja operacionalização é coordenada pelo CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia, no quadro de um protocolo para o efeito celebrado com a Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, do Ministério da Defesa Nacional, visa a promoção da qualidade de vida, da autonomia e do envelhecimento bem-sucedido dos deficientes militares, prevenindo a precariedade, o isolamento e a exclusão.
Pode ser mobilizado o contacto direto com o técnico da equipa de implementação responsável pela área geográfica da residência do deficiente militar, por telefone ou correio eletrónico. Os contactos estão disponíveis em https://www.dgrdn.gov.pt/areas-de-atuacao/dssmas/padm-smas/apresentacao-padm-smas.html.